Curso
Paleobotânica e Palinologia

Apresentação

Este é o maior e mais completo curso on-line sobre vegetais fósseis do Brasil. Geralmente apresentado de forma superficial nos cursos de paleontologia, o conhecimento acerca dos fósseis vegetais (macroscópicos e microscópicos) é imprescindível para o entendimento do ecossistema do passado, e aqui ele é abordado de forma detalhada e aprofundada. O surgimento, a evolução e a anatomia das plantas são o foco deste curso. Também debatemos as aplicações que a Paleobotânica possui para a sociedade e até mesmo o mercado de trabalho para o profissional da área.

O curso completo possui 24 horas, as aulas são semanais, com duas horas de duração, ministrada ao vivo pela internet pelas palebotânicas Taluany S. do Nascimento e Sarah G. Duarte.

Ao final emitimos um certificado autenticado, válidos para somatório de horas complementares em cursos de graduação. Não é um curso profissionalizante, é para aprofundamento, aperfeiçoamento e divulgação da ciência e patrimônio nacionais.

Detalhes do curso

Carga horária: 24 horas em 12 aulas*

Local: 100% online, pode ser acessado por computador, tablet ou telefone celular

Dia e horário de aulas: uma aula ao vivo, semanal, com duas horas de duração, nas noites de sexta-feira, às 20h (horário de Brasília)

Período da próxima turma: a próxima turma está prevista para o primeiro semestre de 2023.

Investimento: 3 parcelas mensais de R$ 84

(*) O número de horas e de aulas é estimado, na prática o curso pode ser um pouco maior devido ao interesse dos alunos de prolongar o estudo e acrescentar temas aos debates do curso. Nesse caso, o certificado será ajustado para o número real de horas do curso.


ENTRE EM NOSSA LISTA DE ESPERA PARA A PRÓXIMA TURMA

Clique para ver o conteúdo completo do curso

Abordaremos alguns fundamentos da pesquisa com foco nos vegetais fósseis. Apresentaremos o registro paleontológico das plantas ao longo do tempo: para isso vamos mostrar os principais e mais representativos grupos de vegetais, sua anatomia, relações com outros seres vivos, características de preservação e o contexto ambiental em que viveram no passado. Todo o curso abordará o estudo de macrofósseis vegetais e também seus microfósseis associados (Palinologia). Concluímos com as aplicações dos macrofósseis e microfósseis na sociedade, o mercado de trabalho para o paleobotânico e o histórico da ciência.

CONTEÚDO:

1 - Palinologia e Paleobotânica, os seus conceitos e aplicações.

2 - Células, tecidos e órgãos vegetais

3 - Estruturas estudadas pela Palinologia e tafonomia palinológica.

4 - Diferentes ramos e aplicações da Palinologia de acordo com a idade do material a ser analisado (Actuopalinologia, Palinologia do Quaternário e Paleopalinologia). Métodos de coleta, preparação e análise palinológica.

5 - Tafonomia e tipos de preservação, métodos de estudo de macrofósseis.

6 - Morfologia simplificada de grãos de pólen e esporos e outras estruturas palinológicas.

7 - Introdução ao tempo Geológico e a bioestratigrafia.

8 - Principais grupos, ordens e famílias de vegetais que viveram durante o Tempo Geológico.

9 - Aplicação de macrofósseis vegetais na compreensão de aspectos paleoclimáticos e paleoambientais.

10 - Aplicação bioestratigráfica da Palinologia e da Paleobotânica e sua utilização na indústria do petróleo, do carvão, entre outras.

11 - Oportunidades de trabalho na Palinologia e Paleobotânica aplicadas, incluindo empresas que trabalham com Palinologia aplicada na indústria do petróleo e em outras áreas.

12 - Iniciativas e oportunidades com divulgação e popularização científica de Paleobotânica.

13 - Histórico da Palinologia e da Paleobotânica

Professoras

Taluany Silva do Nascimento
Paleobotânica

Possui licenciatura em Ciências Biológicas e mestrado em Biodiversidade, ecologia e conservação (UFT), atualmente é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Geociências (CTG-UFPE). Desde a graduação desenvolve pesquisas voltadas para a área de Paleobotânica, com ênfase em folhas fósseis do quaternário brasileiro, e da flora paleocênica da Antártica (projeto FLORANTAR - PROANTAR/CNPq).

Sarah Gonçalves Duarte
Paleobotânica e Paleopalinologista

Criadora do Paleobotvideos, primeiro canal do Brasil voltado para a divulgação e ensino da Paleobotânica, autora de muitos artigos com as temáticas de Palinologia, Paleobotânica e Educação em Paleontologia, faz também exposições gratuitas de Paleontologia em escolas estaduais localizadas em comunidades carentes e áreas de risco. É Formada em Ciências Biológicas (modalidade Licenciatura e modalidade Biologia Vegetal) pela UFRJ, pós-graduada especialista em Ensino de ciências, mestre e doutora em Ciências (Geologia/Paleontologia-estratigrafia pela UFRJ com sanduíche na Índia pelo Birbal Sanhi Institute of Palaeobotany e na França pela Université Pierre et Marie Curie (Paris VI). É professora há 14 anos na SEEDUC-RJ e professora colaboradora das disciplinas: Palinologia e suas Aplicações e Paleontologia aplicada à pedologia no Programa de pós-graduação do departamento de solos da UFRRJ há três anos. Foi professora substituta por dois anos de Paleontologia no Departamento de Geociências da UFRRJ e trabalhou como bióloga no CENPES-PETROBRÁS no Catálogo digital de Palinologia.

Já fez um de nossos cursos?

Quer verificar a autenticidade de um certificado?