Curso
Arte, Ciência e Fósseis - o passado volta à vida

Apresentação

Este curso foca na paleoarte e nas expressões artísticas históricas sobre seres do passado. Mas não é apenas um curso de diz o que é a paleoarte e quais técnicas são usadas. É muito mais profundo. Ele traz aspectos históricos, de uma época em que ainda conhecíamos pouco sobre o passado do nosso planeta, desde as eras em que os fósseis inspiraram mitos que permaneceram eternizados por muitas gerações. Depois seguimos para o surgimento da Paleontologia, quando começamos a compreender o verdadeiro significado desses artefatos da Natureza. Desde então, paleoartistas passaram a dar forma às interpretações científicas sobre a vida pré-histórica. Das páginas da ficção à prancheta do laboratório, apresentamos o mais novo e completo curso já oferecido sobre o tema. Nele iremos conhecer a fundo o trabalho de artistas-cientistas nos aproximam desse antigo e fascinante mundo perdido.

O curso completo possui possui 40 horas, as aulas são semanais. com duas horas de duração, ministrada ao vivo pela internet pelo paleontólogos e paleoartistas Felipe Alves Elias e Ariel Milani Martine.

Ao final emitimos um certificado autenticado, válidos para somatório de horas complementares em cursos de graduação. Não é um curso profissionalizante, é para aprofundamento, aperfeiçoamento e divulgação da ciência e patrimônio nacionais.

Detalhes do curso

Carga horária: 40 horas em 20 aulas*

Local: 100% online, pode ser acessado por computador, tablet ou telefone celular

Dia e horário de aulas: uma aula ao vivo, semanal, com duas horas de duração, nas noites de segunda-feira, às 20h (horário de Brasília)

Período da próxima turma: a próxima turma está prevista para o segundo semestre de 2023.

Investimento: 5 parcelas de R$ 97,70 (no cartão de crédito) ou a vista por R$ 435,00 (pix)

(*) O número de horas e de aulas é estimado, na prática o curso pode ser um pouco maior devido ao interesse dos alunos de prolongar o estudo e acrescentar temas aos debates do curso. Nesse caso, o certificado será ajustado para o número real de horas do curso.


ENTRE EM NOSSA LISTA DE ESPERA PARA A PRÓXIMA TURMA

Clique para ver o conteúdo completo do curso

Neste curso abordaremos a complexa relação entre a humanidade e as espécies do passado mediada pela arte. Mergulharemos na longa história das interpretações visuais dos fósseis e apresentaremos toda a diversidade tipológica de representações que formam a chamada ICONOGRAFIA PALEONTOLÓGICA. Vamos analisar os desafios de reconstruir espécies extintas frente às grandes lacunas do registro paleontológico, assim como os métodos e os princípios biológicos que conduzem esse trabalho – exemplificados em diversos estudos de caso. Vamos conhecer os fundamentos da composição visual, técnicas artísticas e soluções visuais para cada tipo de demanda de comunicação, desde a literatura, teatro, cinema, televisão, games, museus e outras mídias. Vamos estudar ainda as influências da Paleontologia no imaginário social e na cultura popular. Os participantes do curso terão ainda a oportunidade de desenvolver práticas guiadas de paleoarte.

CONTEÚDO:

  1. Arte como interface de comunicação em Paleontologia

  2. História das representações artísticas de fósseis

  3. Tipos de representações visuais de temas paleontológicos

  4. Desafios, métodos e estudos de caso

  5. Fundamentos da composição visual

  6. Abordagens e técnicas artísticas

  7. Formação e mercado de trabalho

  8. Vida pré-histórica no imaginário

  9. Prática guiada

Professores

Felipe Alves Elias
Paleontólogo e Paleoartista

Tem formação e experiência em pesquisa com vertebrados fósseis e estratégias de comunicação em Paleontologia. Também é divulgador científico, atuando profissionalmente na área desde 2002. Ilustrou os livros best-sellers O Guia Completo dos Dinossauros do Brasil (2010) e Dinos do Brasil (2018).

Ariel Milani Martine
Paleontólogo e Paleoartista

Pioneiro no Brasil na reconstrução da fauna e flora pré-históricos por meio de método paleoartístico. Seu portfólio inclui trabalhos para editoras, universidades e museus desde 1997. É docente de Paleontologia, Geologia e Evolução do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Norte do Paraná.

Já fez um de nossos cursos?

Quer verificar a autenticidade de um certificado?