Curso Vertebrados Fósseis do Brasil

Apresentação

Este curso foca nos fósseis de seres vertebrados que já foram identificados no Brasil. É recomendado para estudantes ou profissionais que queiram aprofundar o conhecimento sobre o patrimônio fóssil nacional, especificamente no campo de vertebrados, grupo que inclui, dinossauros, pterossauros, crocodilos, mamíferos, entre outros.

O curso completo possui possui 25 horas, as aulas são semanais. com duas horas e meia de duração, ministrada ao vivo pela internet pelo paleontólogo e paleoartista Felipe Alves Elias, do Museu de Zoologia da USP.

Ao final emitimos um certificado autenticado, válidos para somatório de horas complementares em cursos de graduação. Não é um curso profissionalizante, é para aprofundamento, aperfeiçoamento e divulgação da ciência e patrimônio nacionais.

Detalhes do curso

Carga horária: 25 horas em 10 aulas*

Local: 100% online, pode ser acessado por computador, tablet ou telefone celular

Dia e horário de aulas: uma aula ao vivo, semanal, com duas horas e meia de duração, nas noites de quinta-feira, às 20h (horário de Brasília)

Período da próxima turma: 03 de março a 05 de maio de 2022*

Investimento: 3 parcelas mensais de R$ 90

(*) O número de horas e de aulas é estimado, na prática o curso sempre foi um pouco maior devido ao interesse dos alunos de prolongar o estudo e acrescentar temas aos debates do curso.

A próxima turma tem início previsto para o primeiro semestre de 2023.

Abordaremos alguns fundamentos da pesquisa com foco nos vertebrados fósseis, incluindo histórico e outros tópicos essenciais. Também trataremos da trajetória das pesquisas nessa área desenvolvidas no Brasil, como um pouco do cenário de atuação atual. Apresentaremos o registro paleontológico dos vertebrados no Brasil ao longo do tempo: para isso vamos mostrar os principais e mais representativos sítios paleontológicos, localizados em todas as regiões do nosso país, destacando os principais tipos de animais encontrados, características de preservação e o contexto ambiental em que viveram no passado. Vamos concluir nosso curso tratando da importância desses registros para o patrimônio científico, social e cultural brasileiro.

CONTEÚDO:

1 - Apresentação do ministrante, dos alunos e da estrutura do curso

2 - Histórico e pesquisa em Paleozoologia de Vertebrados

3 - Histórico e pesquisa em Paleozoologia de Vertebrados no Brasil

4 - Brasil durante a Era Paleozóica

5 - Brasil durante a Era Mesozóica (Triássico-Jurássico)

6 - Brasil durante a Era Mesozóica (Cretáceo)

7 - Brasil durante o Paleógeno-Neógeno

8 - Brasil durante o Quaternário

9 - Patrimônio Paleontológico Brasileiro

Professor

Felipe Alves Elias
Paleontólogo e Paleoartista

Tem formação e experiência em pesquisa com vertebrados fósseis e estratégias de comunicação em Paleontologia. Também é divulgador científico, atuando profissionalmente na área desde 2002. Ilustrou os livros best-sellers O Guia Completo dos Dinossauros do Brasil (2010) e Dinos do Brasil (2018).

Já fez um de nossos cursos?

Quer verificar a autenticidade de um certificado?